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*** Ideias, projetos e inovação para bibliotecas ***
Estudo
 
 
BIBLIOTECONOMIA - INOVAÇÃO
 
O The Four Space é semelhante aos eixos que queremos adotar. Os nossos eixos (Ação Cultural, Formação e Informação para a Cidadania) possuem aspectos conceituais e o modelo Four Space possui uma dimensão física e conceitual do espaço.

Saliente os trechos a seguir:

The project used the Danish model of the public library in the knowledge and experience society as a structural tool for its work, both theoretically and practically. The model defines the role of the library in terms of four spaces:
• the inspiration space
• the learning space
• the meeting space
• the performance space

During recent years, libraries have become active spaces for experience and inspiration and local meeting points and the model pays attention to this phenomenon. The research underpinning the model found that libraries were moving from “collection” to “connection”. The new paradigm is that libraries are moving from ”collection” to “creation”. Both “connection” and “creation” are important goals for the library.

There is an increased number of activities in libraries which are initiated by users, and which involve a broad range of users from children to senior citizens. [será que conseguimos incentivar isso em Santo André?]

In several libraries, specialised furniture and fittings have been provided so that the space can easily be reconfigured according to the activity, accommodating reading alone or small events.

While changes in service delivery and design can be achieved with large projects and substantial funding, much can also be achieved by way of improvements through incremental small steps and projects... Innovative thinking about the various uses of library furniture for different purposes has provided an exemplar approach to others to ensure that libraries are able to adapt to new roles and varied types of use. Flexibility is the keynote. Library spaces must have the capacity for simple reconfiguration to multiple roles. Spaces must be functional and inspirational.


https://iflalbes.wordpress.com/2017/08/08/transforming-norwegian-public-libraries/amp/
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Projeto rota da leitura - caixas-estantes na zona rural. (Garça);

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Projeto horta fitoterápica. (Guarujá)

Projeto Clarear - Audiodescrição, nesse recurso, orientadores capacitados fazem a descrição detalhada não apenas dos textos e imagens de um livro, mas também de tudo o que está expresso em uma pintura, uma peça de teatro ou em um filme, por exemplo. (São Paulo);

Projeto educativa nas letras - Um programa especial, com duração de uma hora, totalmente voltado para o universo dos livros, foi colocado no ar pela Rádio educativa. o “educativa nas letras” trouxe leitura de textos narrativos, comentários sobre obras literárias, entrevistas, contação de histórias, sugestão de obras e divulgação de atividades culturais, entretendo e informando os ouvintes. Após sete anos, o entusiasmo continua grande. E, se não faltam ouvintes, também não faltam assuntos a serem tratados, obras a serem apresentadas, histórias a serem narradas. (Piracicaba)

Projeto salão do livro - o Salão do livro de Presidente Prudente nasceu exatamente dessa necessidade, tendo como objetivo principal irradiar uma influência positiva para a região, capaz de transcender os dez dias programados para o evento. (Presidente Prudente)

Projeto despertar para a leitura - Sabe aquele silêncio que caracteriza as bibliotecas? Pois foi sem medo de quebrá-lo que a Secretaria de cultura de Santo André decidiu, em 1998, tornar mais dinâmica e atrativa a relação da população com as bibliotecas da cidade. Percebeu-se que quietude não é tudo o que uma biblioteca precisa para cumprir seu papel social, atrair o público, incentivar a leitura, promover o acesso à cultura e à informação. essa verdadeira revolução responde pelo nome de Despertar para a leitura, um projeto abrangente e inovador.

Para que toda essa movimentação ganhasse força, uma atriz e arte-educadora passou a apresentar nas bibliotecas da cidade uma oficina adapta para os diferentes públicos, desde crianças até frequentadores da terceira idade. em rodas de contação de histórias, os visitantes são mobilizados e passam a perceber a si mesmos como criadores de narrativas, tornam-se personagens de suas próprias histórias de vida. Outras oficinas e atividades foram criadas e apresentadas, atraindo um público cada vez maior e transformando a imagem do espaço das bibliotecas no imaginário da população. aos poucos, foi-se compreendendo que aqueles não eram apenas lugares para consultas escolares ou empréstimos de livro, mas também áreas propícias para a diversão e a criação.

Mais agradáveis e motivadoras, as bibliotecas de Santo André viram crescer consideravelmente a frequência e a busca por livros, principalmente pelo público infantil, que se encanta com os estímulos das apresentações e atividades culturais. também a terceira idade passou a sentir-se mais inserida e a frequentar em maior número todos os espaços da cidade. Professores aprovam a iniciativa, promovendo desdobramentos das ações em salas de aula. A silêncio, que antes imperava absoluto, sempre surge quando é necessário. Mas sabe que não estará mais sozinho nas bibliotecas da cidade. (Santo André)

Projeto espalhando a leitura - Funciona assim: um habitante de São bernardo do campo pode estar sentado esperando por sua consulta médica em uma Unidade básica de Saúde (UbS) completamente distante de qualquer biblioteca, centro cultural ou livraria. Mesmo assim, pode deparar- -se, ali mesmo, com títulos de diferentes publicações, sobre os mais variados temas. e, ainda mais surpreendente, não é necessário pagar nada para levar um exemplar para casa – nem mesmo preencher formulários – e não existe um prazo fixo para a devolução. (São bernardo do campo)

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Projeto Barganha Book - [troca de livros] (São Carlos);

Projeto espaço Gourmet - o projeto espaço Gourmet utiliza essa dinâmica com muitas doses de criatividade. cantigas de roda gratinadas no forno da memória, salpicão de trava-línguas com lascas de parlendas, cordel bem passado com molho de causos e anedotas ao ponto, sorvetes de adivinhas com histórias de enrolar e um cálice de ditos populares compõem o menu que é servido aos visitantes do projeto. Desde abril de 2009, quando iniciou, o espaço Gourmet já realizou cerca de 50 encontros e serviu aproximadamente 1.400 pessoas. o ambiente acolhedor, com mesas cobertas com toalhas coloridas e cadeiras de madeira idênticas às de um restaurante caseiro, além da presença de músicos e contadores de histórias, tornam os momentos compartilhados um verdadeiro deleite literário. Ao final, como o estímulo à criatividade é o toque especial, cada mesa de participantes cria uma história e compartilha com os demais – e esse é o pagamento da conta. inicialmente voltado a adultos, o projeto conquistou os mais diversos públicos e foi levado para escolas e centros culturais de outras cidades, em uma versão delivery. com isso, um número maior de pessoas passou a frequentar a biblioteca belmonte e a considerá-la como uma referência na busca por publicações. o espaço Gourmet também atraiu professores, estudiosos do universo das artes, arte- -educadores e pedagogos. (Belmonte);

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Proojeto Bate-papo entre futebol e literatura - Seguindo sua tradição de trabalhar com a comunidade, a Monteiro lobato iniciou conversações com os efetivos da base Policial comunitária que atua na praça. Detectou, em seu próprio quadro de funcionários, um fanático por futebol. aos poucos, um sargento e esse funcionário foram se aproximando da moçada que jogava bola, dando dicas, organizando jogos. até que começaram a se formar times e as peladas ganharam cara de treino. Consolidado esse passo – foram quase três anos de processo –, há aproximadamente dois anos a literatura também começou a entrar em campo. Primeiro, eram oferecidos aos participantes textos curtos sobre a temática do futebol. Esse momento foi se ampliando e atualmente todas as terças- -feiras pela manhã são marcadas por encontros futebolísticos e literários na praça e também dentro da biblioteca. (São Paulo);

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Projeto sarau quinta em movimento - Um grupo de professores da escola de educação infantil ligada ao ceU decidiu promover um sarau em celebração à Semana a consciência Negra. Mesmo com a grande aceitação, outra atividade de mesma natureza ocorreu apenas um ano depois. o segundo sarau deixou participantes e espectadores ainda mais entusiasmados. a partir de 2011, a ação passou a ser realizada mensalmente. a criatividade para encontrar temas ligados, principalmente ao universo da literatura e da cultura brasileira, mostrou-se vigorosa. Poesia, música, dança, dramatização, grafite, caricatura, entre outros, encantam e provocam espectadores de todas as idades. integrantes da equipe da biblioteca, universitários, professores, estudantes e membros da comunidade passaram a dar suas contribuições, o que acabou por fortalecer o caráter agregador do projeto. ao fomentar o Sarau Quinta em Movimento, a biblioteca carolina Maria de Jesus mostra-se mais aberta e receptiva, cria novos contextos pedagógicos e literários, amplia sua programação e deixa claro o conhecimento de seu papel socioeducativo. Não é por acaso que no ceU Parelheiros, a cada semana, surge mais gente com vontade de juntar-se à turma do sarau para também “carolinear”. (São Paulo, Parelheiros)

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Projeto Pequenos sócios Grandes leitores - elas estão no centro do projeto Pequenos Sócios Grandes leitores. Fazem visitas especiais à biblioteca para escutar histórias, aprender sobre os livros, como eles devem ser cuidados e preservados, além da importância de certas práticas, como o silêncio, em um ambiente voltado para a leitura. (São Paulo).

Eixos da Prefeitura de São Paulo para o programa Biblioteca Viva

O programa “Biblioteca Viva”, que irá reestruturar os 54 equipamentos de leitura administrados pela Prefeitura de São Paulo.

1- Ampliação do horário de atendimento: todas as bibliotecas públicas funcionarão aos domingos, por um período de pelo menos 4 horas. Esta operação foi combinada em reuniões entre o secretário André Sturm e os coordenadores regionais e bibliotecários.
2 - Wi-fi livre e gratuito em todas as bibliotecas;
3 - Mapeamento do acervo e reformulação da política de aquisição para melhorar a oferta de lançamentos;
4 - Alterar a exposição dos livros de forma que sejam visualizados pelas capas e não mais apenas pelas lombadas;
5 - Programação artística: regularidade na oferta de atividades de diversas linguagens como dança, teatro, música, circo etc. A ideia é transformar a biblioteca em um espaço de uso múltiplo.
6- Novas categorias de organização como humor, amor, literatura policial, ficção científica, fantasia, mangás, etc., que são mais atrativas para o público;
7- Treinamento das equipes que atuam nas bibliotecas públicas por meio de cursos de atualização e atividades culturais para formação;
8- Convidar autores consagrados para integrar a programação do projeto;
9- Integração das bibliotecas com os saraus literários, que ocupam uma cena cultural vibrante e poderão circular pelas unidades da rede levando propostas contemporâneas de interação com a literatura.

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» Conheça, em primeiro lugar, como está composta sua comunidade, quais são os grupos populacionais que a habitam, se são de comunidades rurais, de outras localidades, locais de idosos, grupos étnicos, mães comunitárias, ONG ou líderes comunitários, entre outros.

» Faça com que crianças e jovens que a frequentam, somente para solucionar tarefas escolares, se convertam em usuários para toda a vida, interessando-os em temas que vão além de seus compromissos acadêmicos: música, filme, mecânica, histórias em quadrinhos, computadores, esporte, arte e ciência, por exemplo.

» Não desperdice nenhuma oportunidade para aproximar os adultos do mundo da leitura, especialmente por meio dos filhos que já visitam a biblioteca.

» Convide grupos organizados da comunidade: clubes de pessoas idosas, clubes de passeios a pé, escolas de pais, grupos culturais... Muita gente, ainda que saiba onde está a biblioteca, não virá a menos que receba um convite.

» Interaja e estabeleça parceria com as outras instituições e organizações da comunidade, com a administração municipal, com as instituições educativas, com a emissora local, com a igreja, com as organizações não governamentais, com as universidades ou institutos de educação superior.

» Focalize sua atenção nos grupos que não contam com serviços bibliotecários: donas de casa, desempregados, jovens fora da escola e anciões, entre outros.

» Interesse-se pelas pessoas que alguma vez utilizaram a biblioteca e não retornaram. Indague seus motivos.

» Leve material de leitura a locais onde as pessoas trabalham, vivem, passeiam, fazem suas compras e se distraem. » Ofereça programas que incluam,

» Tenha coleções em diferentes suportes e formatos, não somente impressos. Considere os livros falados, CD de música, vídeos e software para atrair pessoas com pouca experiência leitora.

» Organize ao menos uma atividade mensal para pessoas que estejam reclusas. Procure o apoio de voluntários, amigos da biblioteca e das mesmas instituições onde essas pessoas se encontram.

» Aproveite as tecnologias para que os usuários – que estejam afastados fisicamente – encontrem e recebam informações da biblioteca: agendas de atividades, livros recomendados, novos materiais e respostas às sugestões, por exemplo. concomitantemente, vários membros da família: mães e bebês, netos e avós, pais e filhos, crianças e irmãos maiores, entre outros.

As bibliotecas públicas que queremos / Gloria María Rodríguez Santa María Notas 6
p.26

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